20.12.06

Vai uma propaganda ai?

Estava eu assistindo a um programa de televisão sobre a vida dos artistas no sábado, e putz...
Apareceu uma propaganda no meio do programa, uma coisa meio que imposta.
Recebi por e-mail uma promoção de uma revista famosa. Receberia em casa seis exemplares de graça. Fiquei tri feliz por essa propaganda, já que traria algum benefício para mim. Ficaria informada sobre as fofocas no mundo das celebridades.
Eis que a cada duas folhas que eu passava, uma era propaganda. Até aí tudo bem. Mas o programa do sábado me chamou a atenção para o mundo das propagandas.
Como não tinha nada o que fazer, estimulada pela propaganda do tal programa, acabei contando quantas propagandas havia na revista, e, como não tinha número de páginas acabei contando também quantas a revista tinha. Cheguei a um valor surpreendente. Das 314 páginas da revista, 139 eram de propagandas (pág. cheia), fora as propagandas pequenas, que não contei. O principal detalhe que também me chamou a atenção é que as propagandas não são para a maioria da população, ou seja, as propagandas são para quem tem dinheiro mesmo, e não para pessoas como eu, consideradas da classe média, ou mesmo para a pobre. Muitos dos produtos eu não conhecia, e mesmo que fiquei conhecendo, não compraria. Além das paginas das revistas, calculei o valor que é pago pela quantidade das propagandas. Quase 50% do valor da revista.
Parei para perceber as propagandas da televisão. Muitas não atendem a maioria do povo brasileiro, os pobres. Além disso, as propagandas não retratam a terra brasileira, não condizem com nossa realidade. Retratam terras além mar.
Mas tudo bem, no papel você consegue virar a página e não se deter a ela, assim como nos comerciais da televisão (não parei para contar o tempo, mas deve durar também quase metade da programação) você pode trocar de canal. Agora, no meio de um programa e de uma novela, como já vi também, não dá pra aceitar, visto que não dá pra trocar de canal, pois se trocar, você perderá o fio da meada.
O mundo está cheio de propagandas... e-mails, telefone celular, internet, televisão. Quem já não abriu uma pagina da internet e lá vem uma janelinha com propaganda?
Bom, mas essas propagandas nos programas e novelas me deixam angustiadas. Por mais que sejam profissionais de alto escalão, não conseguem esconder a decepção de ter que anunciar o produto. Fica uma coisa muito falsa. Enfim, essas propagandas nas novelas e programas, não me agradam, e por isso deveriam ser extintas, ou pelo menos diminuídas a programas como Mais Você e Caldeirão do Huck. . Já não existem os comerciais para isso?
E agora, aceitas mais uma “propagandinha” de produtos?
Acho que esse negócio de fazer propaga deve dar dinheiro.

Nenhum comentário: